A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino envelhecido (opaco). Existem dois tipos de procedimentos: por facoemulsificação ou a laser. Ambos estão disponíveis no ICONE.

Faco-emulsificação – Consiste na quebra e aspiração do cristalino opaco (causado pela sujeira que a catarata deixa nos nossos olhos) utilizando-se um aparelho com ultrassom (facoemulsificação). Após a retirada da catarata, implanta-se uma lente intraocular dobrável através de uma microincisão feita na córnea.

Laser Femtosegundo  – Método mais moderno de cirurgia, sem necessidade do bisturi. Nesse caso, o laser de femtosegundo (LenSx®) faz o trabalho da incisão e da fragmentação do cristalino opaco, dando mais precisão, previsibilidade e reprodutibilidade ao processo cirúrgico.  Ao final é feita a implantação da lente intraocular.

Aliás, o implante de uma lente possibilita, além da restauração da visão, uma correção refrativa, ou seja, uma correção do grau dos óculos.

IMPLANTES SULCOFLEX MULTIFOCAL
IMPLANTES SULCOFLEX MULTIFOCAL

 

 

 

 

 

 

 

No geral, a cirurgia da catarata dura poucos minutos, é feita sob anestesia local e bastante segura, desde que realizada em uma clínica apropriada e profissional, sempre seguindo a orientação dos médicos. A recuperação vai depender de cada paciente. Cada pessoa tem um tipo de catarata e um tipo de olho, mas geralmente após uma semana a maioria dos pacientes já consegue voltar, aos poucos, às suas atividades diárias, e ao final de 30-45 dias, estão com os olhos recuperados.