Embora a catarata não seja evitada, existem alguns hábitos que ajudam a reduzir o risco de desenvolvê-la precocemente.

Manter uma alimentação saudável é importante para a saúde ocular. Certos nutrientes, como vitamina C e E, zinco e ômega-3, podem ajudar a prevenir a catarata. Alimentos ricos nesses nutrientes incluem frutas cítricas, nozes, peixes gordurosos e vegetais de folhas verdes.

O uso de óculos de sol ajudam a proteger os olhos da luz solar que é prejudicial para a visão. Certifique-se de escolher óculos de sol que bloqueiam 100% os raios UVA e UVB.

O tabagismo é um inimigo para a saúde ocular e geral. O cigarro aumenta o risco de desenvolver catarata e outras doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade.

Finalmente, fazer exames oculares regulares é importante para detectar a catarata em seus estágios iniciais. Se você tem mais de 60 anos ou tem fatores de risco para catarata, como diabetes, busque sempre estar com os exames oculares em dia.

Espero que essas informações ajudem a prevenir a catarata e manter a sua saúde ocular.

Agende a sua consulta anual aqui no Ícone da Visão. Temos especialistas e tecnologia de ponta para cuidar melhor dos seus olhos. Saiba mais sobre o Ícone aqui  ou nos nossos perfis do Instagram e Facebook.