Ícone da Visão

TRATAMENTOS

CATARATA

O melhor tratamento, nos mínimos detalhes.       

Conheça os tratamentos da catarata, que atualmente podem ser feitos com laser e com implantes intraoculares sofisticados.

O tratamento consiste na cirurgia de remoção da catarata combinada a um implante de uma lente intraocular. Atualmente, o procedimento pode ser manual (tratamento convencional) ou com assistência do laser de femtosegundos (femtocatarata ou cirurgia de catarata a laser).

Tratamento de Catarata

CIRURGIAS DE CORREÇÃO DE GRAU

MAIS VISÃO AO SEU ALCANCE.

A cirurgia refrativa (correção de grau) é uma das áreas mais eficientes e seguras da oftalmologia, permitindo correção parcial ou total para quase todos os casos de dependência dos óculos de grau. Cada paciente é minuciosamente examinado e submetido a exames pré-operatórios sofisticados, o que define o melhor tratamento para cada caso, realizado com diversos tipos de lasers ou implantes de lentes.

VisuMax Focus Optics

GLAUCOMA

O ICONE possui um completo arsenal de exames diagnósticos que são monitorados por ferramentas estatísticas do Sistema Zeiss Forum (software), capaz de detectar bem cedo casos de evolução da doença. Isso significa maior precisão, segurança e precocidade diagnóstica.

No segmento cirúrgico, o ICONE está equipado com tecnologias minimamente ou não invasivas. Tais equipamentos podem controlar o glaucoma confortavelmente, eliminando ou reduzindo a necessidade de uso diário de colírios, frequentes causadores de efeitos colaterais indesejados.

MIGS

Uma revolução no tratamento do glaucoma. MIGS (Cirurgias de Glaucoma Minimamente Invasivas) são tecnologias mais potentes que os procedimentos não invasivos, de alta segurança e costumam oferecer um elevado grau de eficiência. São procedimentos que também podem ser repetidos diante de casos rebeldes de glaucoma. O ICONE é referência nas técnicas de implante de stent ocular (iStent) e na cirurgia de videoendoscopia a laser, conhecida como ECP (endociclofotocoagulação a Laser).

iStent

Menor prótese humana, esse dispositivo foi desenvolvido para ser implantado na parede do canal de drenagem, aumentando o escoamento do humor aquoso. Um procedimento realizado pelo especialista com máxima precisão, rapidez e segurança. Dependendo do caso, pode ser indicado um ou mais implantes.

SLT

O SLT pode ser resumido em apenas uma palavra: SEGURANÇA. Sabemos que usar colírios todos os dias é um exercício de muita resiliência, tanto pela obrigação contínua, como pelos efeitos colaterais dos colírios antiglaucomatosos.

É um procedimento não invasivo e sem dor. O objetivo deste tratamento com laser é baixar a pressão ocular pelo aumento dos poros dos canais de drenagem. Além de simples e seguro, pode ser repetido se a pressão voltar a subir.

LASER MP3

Também não invasivo e age reduzindo a produção do humor aquoso, consequentemente, a pressão ocular. Como o SLT, o MP3 é bastante seguro e pode ser repetido, caso a pressão volte a subir.

ECP (Endociclofotocoagulação Endoscópica).

Nessa modalidade de tratamento, o glaucoma pode ser controlado com uma ou mais sessões de aplicação de laser por videoendoscopia ocular, para diminuir a produção de humor aquoso. Técnica minimamente invasiva, rápida, com baixo risco e bastante eficiente, inclusive para casos refratários, submetidos sem sucesso à cirurgias anteriores. Em alguns casos, a ECP pode ser a única alternativa para evitar a cegueira.

CERATOCONE

Ceratocone é uma doença que provoca lentamente o abaulamento central da córnea, gerando a piora progressiva da visão e aumento de grau.

CAUSAS E SINTOMAS

Acredita-se que seja causado pelo trauma ao coçar os olhos com força, sintoma muito comum entre os portadores, associado a uma menor resistência da córnea. Geralmente aparece na adolescência, e o que mais desperta suspeita é o rápido aumento de grau, obrigando o paciente a trocar de óculos, às vezes, em poucos meses, associado ao histórico de alergias.

DIAGNÓSTICO

Exames complementares que avaliam a estrutura da córnea podem mostrar alterações suspeitas ou bem evidentes, dependendo do estágio da doença. Casos avançados podem ser percebidos na própria consulta.

Tratamento Ceratocone

Retina e vítreo

TECNOLOGIAS DIFERENCIADAS, EM MÃOS EXPERIENTES, FAZ DO ICONE UMA REFERÊNCIA NACIONAL NOS TRATAMENTOS DA RETINA.

O ICONE está equipado com as mais importantes tecnologias para o diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico das doenças retinianas, sendo o primeiro hospital da América do Sul a adquirir o Zeiss Artevo 800 3D com tomografia OCT, mais sofisticado microscópio cirúrgico do mundo. O equipamento inaugura uma nova era nas cirurgias oculares, já que o cirurgião consegue examinar o interior da retina com tomografia OCT durante o procedimento, permitindo tomadas de decisões que podem fazer a diferença no resultado da cirurgia.

RETINOPATIA DIABÉTICA E HIPERTENSIVA

O diabetes e hipertensão arterial descontroladas podem provocar alterações na retina com potencial de cegueira. Essas doenças precisam ser controladas pelo clínico e a visão monitorada com exames oculares periódicos. Casos leves de retinopatia podem ser apenas monitorados. Casos mais graves podem precisar de laserterapia, procedimentos oculares para aplicação de medicamentos anti-inflamatórios e até mesmo cirurgias.

DESCOLAMENTO DE RETINA

O rápido diagnóstico faz toda diferença no sucesso do tratamento. Em alguns casos, o laser de consultório pode resolver, mas a maioria precisa de cirurgia para o reposicionamento da retina ao fundo do olho através de técnicas variadas, dependendo do tipo e extensão do descolamento.

DEGENERAÇÂO MACULAR (DMRI)

Não existe cura. Na maioria dos casos, o tratamento tem o objetivo de tornar a evolução da doença mais lenta com mudança de estilo de vida. Fazer exercícios físicos regulares, eliminar ou reduzir o fumo e consumo de álcool e focar numa dieta rica em vegetais e pobre em gorduras são as principais recomendações. O uso de vitaminas, antioxidantes e o uso da luteína também podem ser recomendados. Alguns casos podem precisar de tratamentos oculares, como a terapia fotodinâmica ou aplicação ocular de medicações anti-inflamatórias.

BURACO MACULAR

Uma mancha escura fixa no centro da visão pode ser provocada por buraco macular completo ou parcial. Casos mais simples podem ser apenas acompanhados. Para os casos mais graves, o tratamento com vitrectomia e a aplicação de um gás intraocular pode cicatrizar a lesão, melhorando a visão do paciente.

Tratamento Retina e Vítreo

SPA da visão

DE OLHO NO CONFORTO DA SUA VISÃO.

O ICONE tem um novo serviço em um ambiente confortável e muito acolhedor. É o Spa da Visão, onde o paciente é submetido a sessões de IPL e Lipiflow. O serviço tem como objetivo atender sobretudo pacientes com a síndrome do olho seco.

Olho seco

De olho no conforto da sua
visão.

O uso de lubrificantes oculares é meramente paliativo. Atualmente, contamos com novas tecnologias capazes de melhorar a lágrima: a Luz Intensa Pulsada (IPL) e a Termoterapia Pulsátil com Lipiflow e iLux podem agir em conjunto estimulando a produção e desobstruindo os canais de drenagem, restabelecendo uma melhor qualidade da lágrima. Como a doença não tem cura completa, o tratamento pode ser repetido sempre que necessário.

Tratamento Olho Seco

Estética

TODA A BELEZA DO MUNDO.

A plástica ocular é a subespecialidade da oftalmologia que trata os problemas relacionados às pálpebras, vias lacrimais e órbita. Podemos dividi-la em cirurgias estética e restauradora.
O plástico ocular pode tratar casos funcionais como pálpebras, indivíduos com pálpebras viradas para fora, câncer na órbita, fraturas orbitárias, doença ocular tireoidiana, lacrimejamento em criança, desobstrução das vias lacrimais e muitos outros.
O profissional especializado atende ainda casos relacionados à estética facial, como por exemplo,  cirurgias de rejuvenescimento das pálpebras.
A equipe do ICONE está preparada para avaliar e sugerir o melhor procedimento para cada caso.

BLEFAROPLASTIA

A blefaroplastia, ou seja, a remoção do excesso de pele nas pálpebras, pode ser cirúrgica ou não cirúrgica. Com o procedimento não cirúrgico não há necessidade de exames pré-operatórios e o tempo entre a indicação e a realização diminui. O paciente também volta mais rápido para suas atividades normais. A blefaroplastia cirúrgica é simples e segura. Trata-se de uma cirurgia plástica nas pálpebras para retirar o excesso de pele ou bolsas de gordura.

Neuroftalmologia

A neuroftalmologista é responsável por tratar os distúrbios visuais que são causados pelas alterações no sistema nervoso central e por algumas doenças sistêmicas que têm repercussão nos olhos.
O nosso globo ocular é conectado ao sistema nervoso central por meio do nervo óptico, e toda e qualquer alteração que ocorre nesse sistema é especialidade do neuroftalmologista.

Conheça alguns dos distúrbios visuais mais comuns que são tratados nessa subespecialidade da oftalmologia:
• Distúrbios de perda de campo visual.
• Perda de visão inexplicada.
• Perda de visão temporária.
• Visão dupla (diplopia).
• Neurite óptica (inflamação do nervo óptico).
• Neuropatia isquêmica (alteração da função do nervo óptico decorrente da mudança em sua circulação sanguínea).
• Alterações na pupila.
• Alterações na movimentação ocular.
• Baixa de visão não justificada por um exame oftalmológico normal.
• Doenças sistêmicas relacionadas aos olhos, como os distúrbios de tireoide e da glândula hipófise.